terça-feira, 31 de janeiro de 2012

5 A arbitragem no Brasil

Vou falar um pouquinho sobre a arbitragem no Brasil, neste ano, tivemos poucas polêmicas envolvendo arbitragem, mas ano passado foi muito falado sobre isso, um possível favorecimento ao Corinthians foi levantado em pauta. Esse ano já tivemos um caso grave no Campeonato Pernambucano, quando um atleta do América-PE deu uma tesoura no atacante Roberto do Náutico e só levou um cartão amarelo, em uma jogada que claramente era pra ser expulso.

De fato, por coincidência, ou não, muitos dos erros envolviam direta ou indiretamente os interesses do Corinthians, não acredito em favorecimento e sim na falta de competência dos homens de apito, falta uma profissionalização da "classe" no Brasil, muitos árbitros, tem outros empregos, pois não dá para viver com a renda do futebol. Se fosse profissional, eu acredito que a porcentagem de erros diminuiria, por exemplo, os árbitros teriam um maior treinamento, uma maior capacitação profissional e em caso de erros, descontaria do salário, da forma que é, vão cobrar da onde? Já que a grande maioria dos árbitros recebem por jogo. Outro caso que é importante ressaltar, é a falta de novos nomes na arbitragem, é preciso ter um leque de opções, nos estaduais é uma vergonha o que fazem em alguns estados, como chamar árbitros de outros estados para apitar um clássico por exemplo.

Esse negócio de interpretação e deixar o jogo correr, acabou com a arbitragem, nossos árbitros deixam passar jogadas absurdas, para deixar o jogo correr e tentar imitar um pouco o modo europeu de apitar. Eu acho que tem mais é que punir as faltas violentas e deixar correr quando é faltinha, mas tem que saber discernir, já que muitos árbitros estão perdendo o comando dos jogos.

É preciso uma profissionalização dos árbitros, caso contrário, vocês vão ver seu time ser muito prejudicado por aí, perdendo até título. A minha nota para arbitragem brasileira é 5. E pra você?

5 comentários:

  1. Vinicius,
    a muito tempo que bato na tecla que o profissionalismo do futebol também se faz necessário na árbitragem. Infelizmente é impossível viver de árbitragem no Brasil, o sujeito é professor, policial, advogado, etc, etc, e no fim de semana o cara faz um bico para aumentar os caraminguas!!!

    É preciso rever essa situação para ontem, até por que os velinhos gagas da FIFA não vão autorizar o recurso eletrônico tão cedo. Se bem que eu também não sei se essa seria a melhor saída.

    Blog do Cleber Soares. Futebol brasileiro em 1º lugar!

    ResponderExcluir
  2. O velinho, to sentindo falta de vc me seguir lá no blog, passa lá e me de essa moral, rsrsrsrs.

    Blog do Cleber Soares. Futebol brasileiro em 1º lugar!

    ResponderExcluir
  3. Recurso eletrônico iria acomodar mais ainda a arbitragem, iam confiar demais na tecnologia, a arbitragem hoje em dia é um lixo, é preciso ter um profissional da arbitragem, como disse no texto, o cara ganhar pra viver disso. Talvez seja o caminho.

    Obrigado pelo seu comentário, Cléber.

    ResponderExcluir
  4. Mas deve ter favorecimento também. Não é só despreparo.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que tenha, mas sem provas, fica difícil falar alguma coisa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...