segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

0 Estaduais: Prós e Contras

Já fiz essa postagem no meu blog antigo, acho relevante trazer esse debate de novo, já que estamos prestes a começar um novo campeonato estadual.

Prós: Servem para acertar os times (parte fisica, tática, entrosamento do elenco com os novos reforços), jogadores que chegam das férias, para os campeonatos importantes ao longo do ano, também serve para corrigir erros, como foi o caso do Vasco em 2011, que fez um péssimo "Cariocão" corrigiu os erros, chegou ao título da Copa do Brasil e brigou até a última rodada no Brasileirão, serve também para aumentar um pouco mais a rivalidade com seus times do estado, afinal tem clássicos e ninguém quer perder um clássico né? Serve para o torcedor conhecer o novo elenco do time para a temporada, matar a saudade do futebol, já que aos domingos, boa parte de quem ama o futebol, fica sem ter o que fazer a tarde, sem ter aquele joguinho das 16 ou 17 horas. Esses são os melhores motivos para ter os estaduais, eles de certa forma tem seu charme.

Contras: A falta de qualidade e estrutura dos times pequenos atrapalha, já que os grandes quando entram realmente na competição, atropelam sem ter muita dificuldade, para os grandes é perigoso e prejudicial uma boa campanha de um estadual, porque muitos tiram como base o estadual para blindar as deficiências dos times, só que o Campeonato Brasileiro, uma Copa Libertadores é completamente diferente, o número grande de clubes, tomando um enorme espaço no calendário e tirando um tempo maior de pré-temporada dos grandes, também é ruim. C
Com a Libertadores sendo simultânea, os clubes grandes que disputam as duas competições, acabam deixando o estadual em segundo plano, sendo assim, escalam times reservas. Além disso, um trabalho que pode ser promissor, pode ficar prejudicado em caso de fracasso no estadual, um campeonato que não vale "nada" acaba criando um clima ruim dentro do clube, caso não aconteça o resultado esperado. Esse ano por exemplo, o Campeonato Carioca vai ser menos competitivo, já que Flamengo, Fluminense e Vasco estão na Libertadores e vão priorizar a competição.

Bom acho que são ALGUNS prós e contras dos estaduais, sei que tem mais coisas que estão faltando. Mas são pequenas coisas que eu acredito que façam parte dos estaduais. Quem tem alguma outro argumento, só deixar nos comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...