quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

2 Retrospectiva dos clubes paulistas em 2012

   Continuando a retrospectiva de alguns clubes do Brasil, neste ano que já está perto de acabar, chegou a vez de falar sobre os clubes de São Paulo, todos conseguiram pelo menos um título, mas o rebaixamento do Palmeiras, manchou o ano que tinha tudo para ser perfeito para todos os clubes.

    Vou começar pelo Corinthians, que teve um ano simplesmente perfeito, com exceção do Campeonato Paulista, que foi eliminado ainda nas Quartas de finais pela Ponte Preta, mas tem uma explicação, o clube estava completamente voltado para a Libertadores, pela competição sul-americana, o Corinthians fez um campeonato muito seguro e conquistou de forma invicta a sua primeira Copa Libertadores da América, vencendo na final o tradicional Boca Júniors (em Buenos Aires 1x1 e em São Paulo 2x0). No campeonato Brasileiro, o time jogou apenas para cumprir tabela e treinar para o Mundial e mesmo assim, conseguiu terminar em sexto lugar. E por fim, a grande glória da história do time, conquistaram o mundo, vencendo o todo poderoso Chelsea por 1x0 com gol de Paolo Guerrero. Bom, eu poderia aqui identificar apenas um jogador como o destaque do ano, que seria o Paulinho, por tudo que fez, mas, serei justo e vou considerar o conjunto como o grande destaque, todos tiveram méritos neste ano, o goleiro que garantiu o time na Libertadores e simplesmente garantiu o título mundial, a defesa que na maioria das vezes foi muito segura, a dupla de volantes, que conseguem dar um dinamismo para o jogo, já que marcam de forma eficiente e tem ótima saída de bola, os meias que foram importantes e o ataque, que quando precisou, decidiu. (Emerson na Libertadores e Guerrero no Mundial). E o técnico Tite, que conseguiu dar um padrão de jogo ao clube e entrou para a galeria dos grandes técnicos do Brasil.


   O São Paulo começou mal o ano, foi eliminado na semifinal do Paulista pelo Santos, foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil pelo Coritiba e com isso desencadeou uma crise, com diretoria e até então técnico Émerson Leão, o time não conseguia manter um padrão tático e tinha dificuldades no seu meio campo, começou mal o Brasileirão e demitiu o treinador logo após a eliminação na Copa do Brasil, chegou para o seu lugar, o técnico Ney Franco, com o objetivo de levar o time a Libertadores e conseguiu, o time estava mal das pernas, mas conseguiu uma arrancada final e terminou em quarto lugar, mas essa vaga não seria mais necessária, já que o time levou a sério a Copa Sul-Americana e conquistou a segunda competição mais importante da América, ao bater o Tigre (0x0 em Buenos Aires e 2x0 em São Paulo). O fato curioso desta final, foi que o time argentino não voltou para o segundo tempo, depois de uma confusão em seu vestiário e o São Paulo já estava vencendo a partida e foi declarado campeão. O grande destaque do time no ano, foi o atacante Luís Fabiano que foi vice artilheiro do Campeonato Brasileiro com 17 gols. Outro destaque importante, não por jogadas bonitas e sim por marketing e boa contratação para 2013 foi Paulo Henrique Ganso que veio do Santos.

 
   Já o Santos, fez um ano abaixo da crítica, seu primeiro semestre foi bom, conquistou o Campeonato Paulista, vencendo o Guarani na final (venceu os dois jogos, 3x0 e 4x2). Na Libertadores, foi eliminado pelo rival Corinthians na semifinal (0x1 na Vila Belmiro e 1x1 no Pacaembu). E no Campeonato Brasileiro, sofreu muito com a ausência de Neymar por conta dos amistosos da Seleção e Olimpíadas, terminou apenas em oitavo lugar e não fez muita diferença no campeonato, chegando até brigar pra não cair em alguns momentos. Mesmo jogando pouco, Neymar foi a principal estrela do time, fazendo jogos memoráveis contra Atlético-MG e Inter no Campeonato Brasileiro. Foi artilheiro do time no Brasileiro com 14 gols.


   E para fechar, temos o Palmeiras, que teve um primeiro semestre que muitos não esperavam com o título da Copa do Brasil, ao vencer o Coritiba na final em dois jogos dramáticos e mesmo com um time muito ruim, conseguiu o título depois de anos na fila. No Campeonato Paulista, o time foi eliminado pelo Guarani nas Quartas de finais ao perder por 3x2. E o ano que tinha pra ser diferente com o título da Copa do Brasil, acabou em uma tragédia no Campeonato Brasileiro, por conta da Copa do Brasil, o até então técnico Felipão, poupou alguns titulares e fez um péssimo primeiro turno e deixou o time na zona de rebaixamento, acabou a Copa do Brasil e o time tentou até se recuperar, mas não conseguia, aí o treinador Felipão caiu, chegou Gilson Kleina para seu lugar e não mudou muita coisa, o destino já estava traçado e o Palmeiras voltaria a Série B depois de 10 anos. O principal destaque do time, apesar do rebaixamento, foi o atacante Barcos, que simplesmente carregou o time nas costas.


Espero que tenham gostado, comentem.

2 comentários:

  1. Dentre todos estes times, pode-se dizer que os Times paulistas este ano tiveram 2 momentos marcantes em suma, o tão esperando mundial pelo Corinthians e o triste rebaixamento do Palmeiras. Dois extremos.

    ResponderExcluir
  2. Nos dois casos, o título do Corinthians e o rebaixamento do Palmeiras, foram mais que merecidos... Colheram o que plantaram.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...