quarta-feira, 30 de novembro de 2011

0 Barcelona é prejudicial ao futebol

Calma leitor, você não leu errado, isso mesmo que eu quero dizer, primeiramente tenho que dizer que o Barcelona é um time fantátisco, dá gosto de ver o toque de bola imposto pelo time catalão e a habilidade individual de seus atletas são indiscutíveis. Bom, quem lê o inicio deste post, não vai entender nada, e é agora que eu vou dar a minha explicação para o título "Barcelona é prejudicial ao futebol".

O grande problema, que o esquema tático do Barcelona, acabou virando um vício na maioria dos times no Brasil e até no mundo, os nossos "professores", costumam jogar no 4-2-3-1, com variação para o 4-3-3 quando está no ataque, só que para o "esquema Barcelona" dar certo, é preciso ter um meio campo que erre poucos passes e que tenham jogadores que se movimentam em campo, caso contrário será um esquema fácil de ser marcado, sem grande variação de jogadas.

Um exemplo disso, é o Flamengo, o treinador Luxemburdo escala normalmente o time desta forma: Felipe, Léo Moura, Wellinton, Alex Silva, Júnior César, os volantes são Willians e Aírton, o meia "centralizado" é o Renato e nas pontas ficam Ronaldinho (esquerda) e Thiago Neves (direita) e Deivid sozinho no ataque contando com a chegada dos dois "pontas". Ou seja, o esquema do Flamengo, até hoje não vingou, é claro que vão falar do jogo Santos 4x5 Flamengo, da campanha do Flamengo no Brasileiro, só que o Flamengo está lá, graças a incompetência dos adversários, não existe um time ainda, um esquema de jogo, o Luxemburgo achou que implantando um esquema do estilo Barcelona, daria certo no Flamengo, o que não é o caso, como vai dar certo um meio campo que tem Willians e Aírton que não sabem dar um passe? Já o Renato, some da partida e mal toca na bola, também erra muitos passes e com Ronaldinho e Thiago Neves se limitando ficar nos lados do campo, ou seja, esse esquema é IMPOSSÍVEL dar certo no Flamengo, não há movimentação, é muito erro de passe e com isso fica o Deivid tendo que voltar para receber a bola, ficando assim um time muito previsível. É claro que não estou criticando o modo como o Barcelona joga, só acho que os treinadores deveriam escalar o time de acordo com a característica de cada um, não adianta ter o esquema e não ter os jogadores do nível do Barcelona, o resultado pode não ser satisfatório.

Enfim, espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...