sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

18 Explicação de cada função em um jogo de futebol


   Bom, agora farei uma postagem mais para explicar um pouco mais das táticas e um pouco da função de cada posição, já que tem algumas pessoas que não entendem muito do que cada função representa, então resolvi pegar uma tática que anda  muito famosa pelo mundo, a campeã do mundo e da Europa, que é a Espanha, o atual campeão Brasileiro, que é o Fluminense também e o campeão mundial e da Libertadores, que é o Corinthians, todos eles usam a tática 4-2-3-1, que está na foto abaixo. Minha explicação será para cada posição.
   



Goleiro: Não está na foto, e a maioria sabe o que é, mas como eu disse, muitos não sabem, o goleiro é o que evita a equipe adversária a marcar gols, é uma das posições mais difíceis, já que é uma pressão muito grande, pode fazer uma partida memorável mas se errar, fica marcado negativamente. O melhor atuando no Brasil hoje, para mim é o Diego Cavalieri - Fluminense.

Laterais: Essa posição está escassa no Brasil, aqui vou falar do lateral direito e do esquerdo, já que ambos fazem a mesma função, apenas em lados do campo diferentes, a função dos laterais, também é bastante complicada, tem que atacar com frequência, mas não pode deixar espaços na defesa, o ideal para uma equipe ter equilíbrio na marcação, é subir um lateral de cada vez, ou seja, quando o da direita estiver atacando, o da esquerda deve estar em posição de marcação e vice versa. Precisam muito da ajuda dos volantes, para ter um bom desempenho, tanto na marcação, quanto na armação de jogadas. O melhor lateral direito atuando no Brasil hoje, é o Marcos Rocha - Atlético-MG e o melhor lateral esquerdo é Bruno Cortez - São Paulo. Obs: Não os considero bons jogadores, mas devido a falta de bons laterais no Brasil, foram os meus escolhidos.

Zagueiro Central e Quarto zagueiro: Também funções iguais, apenas diferenciando no lado, o zagueiro central joga pelo lado direito e quarto zagueiro joga pela esquerda. Tem como função, proteger a sua meta e fazer com que o goleiro tenha menos trabalho, ou seja, evitar que a equipe adversária marque gols,  em muitos times, os zagueiros tem uma importância na criação de jogadas, já que se tem uma boa saída de bola, maior a chance de criar alguma boa chance. Tem zagueiros também que são artilheiros, um exemplo deles, são os que irei citar. Os melhores zagueiros atuando no Brasil são: Réver e Leonardo Silva, ambos do Atlético-MG.

Volantes: Posso dizer com precisão, que os volantes fazem parte do coração de uma equipe, se uma equipe quer ter sucesso, é importante ter uma boa dupla de volantes, tem equipe que joga com um volante só, mas o ideal é ter dois, já que um marca mais e outro ataca com mais frequência. Explicando de forma mais lógica, um volante tem como função, proteger a zaga e os laterais e também é responsável pela saída de bola de uma equipe para o ataque. Quando uma equipe joga com volante chegando com elemento surpresa, também aumenta a chance de ter um ataque bem sucedido. A melhor dupla de volantes no Brasil são Ralf e Paulinho, ambos do Corinthians.

Meias Extremos (Pontas): Antigamente se jogava com esse tipo de jogadores, depois com o tempo, essa posição foi acabando e agora, com os títulos da Espanha pelo mundo, essa posição voltou a moda, também considero uma função tática importante, é uma posição que dá um suporte aos laterais quando vão ao ataque, podemos considerar atacantes, já que entram com grande frequência dentro da área, muitos até, fazendo gols e fazem o primeiro combate quando estão na marcação, geralmente fazem com que os laterais adversários não subam com frequência. Os melhores do Brasil são, Neymar - Santos e Wellington Nem - Fluminense.

Meia Articulador: É o famoso camisa 10, cérebro da equipe, boa parte das jogadas de gols, passam pelos pés desse jogador, não tem tanta obrigação para marcar, apenas deixar os atacantes na cara do gol. Dois bons meias desse tipo no Brasil são: Montillo (agora no Santos) e o melhor que é Paulo Henrique Ganso - São Paulo.

Atacante: É o que faz a torcida comemorar, é o que coloca a bola para as redes adversárias, tem apenas uma função básica: Fazer gols. Pode estar jogando a pior partida, mas se faz o gol da vitória, vira capa de jornal. Muitos ainda marcam a saída de bola da equipe adversária. O melhor do Brasil nesta função é Fred - Fluminense.

E aí? Gostaram? Espero que eu tenha ajudado um pouco nessa explicação.

18 comentários:

  1. Pow manow Legal mais só naum gostei dos destaque que vc apresentou :/

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso fazer uma pesquisa sobre isso, achei legal a explicação, mas não me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!! Explicação bem clara, simples e fácil de entender. Valeu, muito obrigado amigo!!!

    ResponderExcluir
  4. - Muito legal... Explicaçãoo bem clara q'dar para entender, Agr voou passar na cara dos meninos q'eu seii de tudo. Kkkkkkkk. Obg

    ResponderExcluir
  5. gostei demais. simples e claro... tenta montar uma animação em flash mostrando outros esquemas taticos e movimentações... parabéns!

    ResponderExcluir
  6. teria que explicar melhor os zagueiros mais o resto ta muito bom

    ResponderExcluir
  7. Pagina legal to começando a jogar futebol agora e mim ajudou muito a definir a minha posição ... E sou mulher e agora posso falar que entendo de futebol um pouco obrigado ..

    ResponderExcluir
  8. sou atacante e a pagina fala tudo sobre nós jogadores

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou bastante,mas atualiza aí:
    Neymar - Barcelona

    ResponderExcluir
  10. Os comentários são realmente o reflexo do futebol brasileiro

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada eu aprendi e depois pude fazer meu trabalho de Educação Física sobre os esportes...
    Muito obrigada mesmo...
    Vão no meu blog é novo espero que gostem: Vários Jogos.

    ResponderExcluir
  12. Sou desenvolvedor de sistemas e essa pagina me ajudou com algumas duvidas. obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Se a Galera contribuíssem com o que sabem. Até dando dicas de próximas postagens, seria válida a discussão.
    Aproveitando o ensejo, ficou bacana. Só senti falta de jogadores do Palmeiras. Rsrs

    ResponderExcluir
  14. muito bom, aprendi muita coisa! vlw!

    ResponderExcluir
  15. Achei muito boa essa explicação,é muito importante ter meia extremo pq vc além de ter um camisa 10 VC pode contar com eles pra entrar de agonal e até fazendo gol de fora da área

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...