Vou começar pelo Corinthians, que teve um ano simplesmente perfeito, com exceção do Campeonato Paulista, que foi eliminado ainda nas Quartas de finais pela Ponte Preta, mas tem uma explicação, o clube estava completamente voltado para a Libertadores, pela competição sul-americana, o Corinthians fez um campeonato muito seguro e conquistou de forma invicta a sua primeira Copa Libertadores da América, vencendo na final o tradicional Boca Júniors (em Buenos Aires 1x1 e em São Paulo 2x0). No campeonato Brasileiro, o time jogou apenas para cumprir tabela e treinar para o Mundial e mesmo assim, conseguiu terminar em sexto lugar. E por fim, a grande glória da história do time, conquistaram o mundo, vencendo o todo poderoso Chelsea por 1x0 com gol de Paolo Guerrero. Bom, eu poderia aqui identificar apenas um jogador como o destaque do ano, que seria o Paulinho, por tudo que fez, mas, serei justo e vou considerar o conjunto como o grande destaque, todos tiveram méritos neste ano, o goleiro que garantiu o time na Libertadores e simplesmente garantiu o título mundial, a defesa que na maioria das vezes foi muito segura, a dupla de volantes, que conseguem dar um dinamismo para o jogo, já que marcam de forma eficiente e tem ótima saída de bola, os meias que foram importantes e o ataque, que quando precisou, decidiu. (Emerson na Libertadores e Guerrero no Mundial). E o técnico Tite, que conseguiu dar um padrão de jogo ao clube e entrou para a galeria dos grandes técnicos do Brasil.
Já o Santos, fez um ano abaixo da crítica, seu primeiro semestre foi bom, conquistou o Campeonato Paulista, vencendo o Guarani na final (venceu os dois jogos, 3x0 e 4x2). Na Libertadores, foi eliminado pelo rival Corinthians na semifinal (0x1 na Vila Belmiro e 1x1 no Pacaembu). E no Campeonato Brasileiro, sofreu muito com a ausência de Neymar por conta dos amistosos da Seleção e Olimpíadas, terminou apenas em oitavo lugar e não fez muita diferença no campeonato, chegando até brigar pra não cair em alguns momentos. Mesmo jogando pouco, Neymar foi a principal estrela do time, fazendo jogos memoráveis contra Atlético-MG e Inter no Campeonato Brasileiro. Foi artilheiro do time no Brasileiro com 14 gols.
E para fechar, temos o Palmeiras, que teve um primeiro semestre que muitos não esperavam com o título da Copa do Brasil, ao vencer o Coritiba na final em dois jogos dramáticos e mesmo com um time muito ruim, conseguiu o título depois de anos na fila. No Campeonato Paulista, o time foi eliminado pelo Guarani nas Quartas de finais ao perder por 3x2. E o ano que tinha pra ser diferente com o título da Copa do Brasil, acabou em uma tragédia no Campeonato Brasileiro, por conta da Copa do Brasil, o até então técnico Felipão, poupou alguns titulares e fez um péssimo primeiro turno e deixou o time na zona de rebaixamento, acabou a Copa do Brasil e o time tentou até se recuperar, mas não conseguia, aí o treinador Felipão caiu, chegou Gilson Kleina para seu lugar e não mudou muita coisa, o destino já estava traçado e o Palmeiras voltaria a Série B depois de 10 anos. O principal destaque do time, apesar do rebaixamento, foi o atacante Barcos, que simplesmente carregou o time nas costas.
Espero que tenham gostado, comentem.
Dentre todos estes times, pode-se dizer que os Times paulistas este ano tiveram 2 momentos marcantes em suma, o tão esperando mundial pelo Corinthians e o triste rebaixamento do Palmeiras. Dois extremos.
ResponderExcluirNos dois casos, o título do Corinthians e o rebaixamento do Palmeiras, foram mais que merecidos... Colheram o que plantaram.
ResponderExcluir