segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

0 Explicando algumas expressões usadas no futebol

O futebol tem suas particularidades, algumas delas são descritas de forma pouco usual para que não tem maior conhecimento do assunto. Nesta postagem, iremos tentar ajudar ao grande público a entender um pouco mais dessas expressões. Em muitos casos, são utilizadas por comentaristas, narradores nas transmissões de futebol.

Segue abaixo alguns exemplos, que serão explicados de forma rápida e sucinta:

  • Marcação por zona: Basicamente quando um time utiliza essa forma de marcação, ela está visando marcar o espaço, evitando a entrada de um atleta da equipe adversária pelo meio da defesa, esse tipo de marcação necessita maior compactação entre os zagueiros e o meio campo, procurando assim, diminuir espaços.
  • Marcação pressão: Quando os homens de ataque e meio campo pressionam a defesa adversária quando estão com a bola em seu campo de defesa, esse tipo de marcação exige muito da condição física do time que escolhe esse método. O maior idealizador desse modo de marcação é Pep Guardiola.
  • Marcação Individual: Ela é oposto da marcação por zona, visa a marcação homem a homem, cada um tem seu jogador e tem como objetivo anular as ações. Essa marcação é voltada mais para parar jogadores de grande destaque, como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, entre tantos craques.
  • Fazer o facão: Quando um atleta que está sem a bola, dá a opção em diagonal para o passe, em direção ao gol.
  • Ficar com a segunda bola: Essa expressão é para explicar quando um time está com uma falta ou cobrança de escanteio a seu favor no ataque e a defesa tira, a segunda bola seria a recuperação da posse de bola do time que está atacando, após a defesa afastar o perigo.
  • Ligação direta: Expressão usada nos momentos em que um time está fazendo ligação direta da defesa para o ataque, sem passar a bola pelo meio campo com base em cruzamentos e lançamentos. Isso ocorre muito quando um time está desesperado para vencer no fim do jogo e coloca jogadores altos no ataque para desviar para o gol ou ficar com a segunda bola, conforme explicado acima.
  • Falta de cobertura: Quando a defesa está com um número igual ou inferior que os atacantes adversário, isso caracteriza que a defesa não está coberta.
  • Contra ataque: Quando um time está na defesa e sai para o ataque em velocidade, sem travar o jogo. Isso caracteriza um contra ataque. É bem comum acontecer quando o adversário está em ação no ataque, com escanteio, falta no ataque. 
  • Jogador pendurado: É uma expressão usada para jogadores que recebem um cartão amarelo no jogo e fica com algum risco de expulsão (Cartão vermelho).
  • Defesa alta: Quando a defesa sobe até o meio campo, deixando mais compactado o meio com o ataque e não dando espaço para troca de passe curta do adversário. O que pode prejudicar esse estilo de marcação são jogadores rápidos vindo de trás,
  • Primeiro e Segundo Pau: Expressão usada com frequência nos lances de escanteio, alguns jogadores batem a bola para ir em direção a "segunda trave", basicamente para que vem por trás da defesa, já o primeiro pau, é quando o atacante vem pela frente da defesa,
Temos várias outras expressões usadas em um gramado de futebol, quem tiver mais expressões como essa e quiser contribuir nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...