quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

0 Hoje não temos mais laterais completos. Porque?

A cada ano que passa, tenho a sensação que a posição de lateral tem ficado cada vez mais escassa. Com a volta dos chamados "pontas" depois da Espanha campeã mundial em 2010, os esquemas 4-2-3-1 ou 4-1-4-1 viraram febre.

Bom por um lado, já que com mais jogadores povoando o meio campo, a tendência é um maior domínio do jogo, já que o meio é a alma de um time. Mas como temos 90% dos times jogando com os esquemas espelhados, é preciso criar alternativas para abrir o jogo e aí que entra o tema central deste post.

Para esse tipo de variação, os laterais são muito importantes, pois fazem ultrapassagens para chegar a linha de fundo e criar boas opções de jogadas, o que tem sido um grande problema, já que com a chegada desses pontas, os laterais, desde a base estão focando mais na questão defensiva e deixando a parte de subir a linha de fundo e realizar passes e cruzamentos para os chamados pontas. O mesmo ocorre com laterais ofensivos, que só sabem atacar e demonstram grandes dificuldades de marcação, já que os pontas são auxiliadores nesse sentido, fazem o corredor tanto para atacar e defender.

Isso já está trazendo grandes problemas nos times do futebol brasileiro, a escassez de bons laterais no mercado está gerando uma grande competição por laterais que são acima da média. Hoje não temos um grande destaque jogando no futebol brasileiro. Jogadores medianos, são disputados a preço de ouro.

Portanto, nem toda evolução é benéfica para o futebol, nesse caso, a posição de lateral está cada vez mais prejudicada e é preciso ter uma maior atenção a essa posição, pois os jovens, só pensam em posições do meio para frente e os grandes nomes estão envelhecendo. A tendência é piorar esse cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...